sexta-feira, 5 de outubro de 2012

50 anos da estréia de James Bond nos cinemas




Algumas curiosidades sobre os filmes que fazem sucesso há meio século:


-007, o agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, já foi interpretado por seis diferentes atores: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.
-Onze diretores já assinaram a direção: Terence Young, Guy Hamilton, Lewis Gilbert, Peter R. Hunt, John Glen, Martin Campbell, Roger Spottiswoode, Michael Apted, Lee Tamahori, Marc Forster e Sam Mendes. John Glen é o recordista, com 5 no currículo.
-Sean Connery ficou 12 anos sem interpretar James Bond. Ausente desde 1971, retornou em 1983, em '007 – Nunca Mais Outra Vez'. Ele foi convencido por sua mulher, Micheline, que foi também responsável pela escolha do título do filme (em inglês, 'Never Say Never Again').
-O cineasta Steven Spielberg é fã declarado de James Bond. Sua série de filmes 'Indiana Jones' é uma homenagem ao espião, e em 'Tubarão' (1975) há cenas inspiradas em '007 Contra a Chantagem Atômica' (1965). Como retribuição, os roteiristas de Bond batizaram de 'Jaws' (nome original do filme 'Tubarão') o vilão de dentes de aço de '007 – O Espião que me Amava' (1977). No filme, o personagem ainda mata um tubarão a dentadas.
-George Lazenby, apesar de só ter atuado como James Bond uma vez ('007 a Serviço Secreto de Sua Majestade', de 1969), foi quem mais provocou polêmicas. Quando Pierce Brosnan foi escolhido para viver o agente, ele declarou: “estamos nos anos 90 e as mulheres anseiam por um homem diferente, com características femininas. E isto, certamente, Brosnan possui“.
-A princípio, Sean Connery foi rejeitado para interpretar o agente secreto. Um executivo da produtora de filmes chegou a afirmar, referindo-se ao passado do ator: “não vou exibir um filme estrelado por um estivador“.
-Nos 18 filmes produzidos por Broccoli, 007 deu 166 beijos: 142 na boca, 9 no rosto, 2 no pescoço e 11 pelo corpo de suas conquistas. Foram cerca de 9 beijos por filme.
-“Meu nome é Bond, James Bond“ é uma das frases mais conhecidas da história do cinema. Ela foi dita pela primeira vez aos 5min38s de '007 Contra o Satânico Dr. No' (1962), o primeiro filme da série.
-O compositor do tema de James Bond, reconhecido até hoje pelo público, é Monty Norman. A música está presente em todos os filmes da série. Norman recebeu uma ninharia por aquela que se tornaria uma das mais famosas trilhas do cinema, que vendeu mais de 25 milhões de discos em todo o mundo.
-No primeiro filme da série, Ian Fleming ofereceu o papel de Dr. No para o ator Noel Coward, que respondeu: “Dr. No? No! No! No!“.
-Em '007 Contra o Satânico Dr. No' (1962), James Bond admira o quadro 'Duque de Wellington', de Francisco de Goya, no quartel-general de Dr. No. Na época, a obra havia sido roubada, e a cena sugeria que o vilão do filme teria sido o responsável pelo crime.
-Desde que Sean Connery pediu um Martini batido (e não mexido) com vodca (e não gim) no primeiro filme da série, a popularidade do gim começou a cair. Ele exigia que seu drinque fosse feito com “a genuína vodca russa Smirnoff“, provavelmente uma jogada de marketing.
-O biquíni branco usado pela atriz Ursula Andress em '007 Contra o Satânico Dr. No' (1962) foi leiloado em 2001 por US$ 60 mil. O traje de banho mais famoso da história do cinema gerou polêmica na Itália quando o filme foi lançado, já que o Vaticano divulgou um comunicado expressando sua desaprovação à posição moral do roteiro.
-Na época em que atuou como James Bond (1995 a 2002), Pierce Brosnan podia participar também de outros filmes. Em seu contrato, só era proibido que ele aparecesse em cena vestido de smoking.
-O ponto alto de '007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro' (1974) é o salto de 360 graus de um carro sobre uma ponte semidestruída. A cena foi projetada pelo coordenador de dublês Jay Mulligan com o auxílio de estudantes da Universidade de Cornell e engenheiros da empresa televisiva AMC. Amparado por várias ambulâncias, o dublê Bumps Willard, que estava dentro do carro, se saiu bem de primeira, e a cena não teve de ser refilmada.
-Viver James Bond nos cinemas é uma maratona. Com locações em diversas partes do mundo e inúmeras cenas de ação, as jornadas de trabalho dos protagonistas duram em média 14 horas.
-Em '007 – Na Mira dos Assassinos' (1985), pela primeira vez, uma amante de James Bond aparece por cima nas cenas de sexo. Quem atropela os valores machistas do espião é a vilã May Day.
-George Lazenby acusou Diana Rigg, seu par romântico em '007 a Serviço de Sua Majestade' (1969), de comer alho propositadamente antes de atuarem juntos em cenas de amor.
-Daniel Craig começou a interpretar o agente aos 37 anos, em 'Cassino Royale', de 2005. Sua escolha causou polêmica: ele é loiro, enquanto James Bond é tradicionalmente moreno. O ator nasceu 6 anos depois da estreia do primeiro filme da série.
-Para Ian Fleming, o filme ideal de James Bond seria dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Cary Grant. Ele mudou de ideia assim que viu Sean Connery em '007 Contra o Satânico Dr. No' (1962).






Nenhum comentário:

Postar um comentário